Paraná oferece carteira de identificação que garante direitos para pessoas com autismo; veja como emitir

  • 07/04/2025
(Foto: Reprodução)
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é fornecida no estado desde 2020 e facilita a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. Carteirinha autista Gabriel Rosa/AEN A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emitida gratuitamente no Paraná desde 2020, facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram No total, conforme o Governo do Estado, mais 36 mil pessoas foram atendidas desde o início das emissões – houve um aumento de 470% entre 2023 e 2025. Da implementação até 2022 foram emitidas 5.383 carteirinhas. Entre 2023 e fevereiro de 2025, foram 30.698 unidades. Conscientização do Autismo: conheça iniciativas de apoio à inclusão Veja perguntas e respostas sobre a Ciptea: Quem pode solicitar a carteirinha e o que ela garante? Quais benefícios a Ciptea oferece? Como fazer a solicitação e quais os documentos necessários? Quem pode solicitar a Ciptea e o que ela garante? O documento pode ser solicitado por qualquer pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de qualquer idade. Ela garante prioridade no atendimento em espaços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para pessoas autistas. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. LEIA TAMBÉM: Mega-Sena: 16 apostas do Paraná acertam cinco números e são premiadas BR- 369: Três adultos e uma criança da mesma família morrem em acidente entre carro e ônibus escolar Previsão: Após termômetros chegarem a 5,9ºC, veja como fica o tempo no Paraná Quais benefícios a Ciptea oferece? Atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados; Identificação oficial da pessoa com TEA; Maior facilidade no acesso a direitos e serviços; Contribuição para a coleta de dados sobre autismo, ajudando na criação de políticas públicas. Como fazer a solicitação? Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) Governo do Paraná A solicitação é feita de forma totalmente online pelo site oficial, clicando aqui. É necessário clicar em "ainda não sou cadastrado", informar os dados pessoais e número de telefone e, depois, seguir o passo a passo. A análise é feita em até 30 dias úteis, segundo o governo. Os documentos necessários para solicitar a carteirinha são: RG e CPF do autista. RG e CPF do responsável. Fotografia do autista digitalizada, a mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão. Laudo médico digitalizado, que deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável; Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimir a Carteira do Autista. As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos, de acordo com o governo. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2025/04/07/parana-oferece-carteira-de-identificacao-que-garante-direitos-para-pessoas-com-autismo-veja-como-emitir.ghtml


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