Instituição financeira cooperativa, Sicoob Credicapital, explica a diferença entre os modelos e quem pode usufruir dos serviços. Diante do sistema bancário tradicional, que possui mais de 200 anos de atuação no Brasil, o cooperativismo de crédito é ainda um formato de atuação muito novo, com 122 anos de existência no país. Diante disso e de uma série de outros fatores, são levantadas muitas questões a respeito do sistema, entre pessoas que confundem esses dois modelos de atuação e, também, com financeiras, ou seja, aquelas instituições voltadas para a oferta de crédito.
Por isso, o Sicoob Credicapital, instituição financeira cooperativa com mais de 60 mil associados, trouxe alguns pontos que irão contribuir para o seu entendimento sobre cooperativismo de crédito:
Cooperativa
Uma cooperativa de crédito também é uma instituição financeira, sendo responsável pela oferta de todos os produtos e serviços disponíveis no mercado, como Pix, cartões de crédito, investimentos, agregador financeiro e mais uma infinidade de opções.
A diferença é que, na cooperativa, além de ser um usuário, o cooperado também é dono. Na prática, isso ocorre da seguinte maneira:
Ao se associar em uma cooperativa, é gerada uma Conta Capital, em que o novo membro faz um depósito de valor estipulado em Estatuto Social, passando a ser dono da instituição. Essa conta fica disponível durante todo o relacionamento do associado com a instituição, em que podem ser feitos novos depósitos, ou seja, novos investimentos na própria cooperativa.
Financeira
Já a financeira é uma instituição privada, que atua, principalmente, com a oferta de serviços como empréstimos, financiamentos e investimentos, fazendo um intermédio ente o cliente e o mercado financeiro.
Diferente de uma instituição financeira cooperativista ou bancária, elas não oferecem produtos e serviços completos, como conta corrente ou poupança.
Em resumo...
Uma cooperativa tem todas as soluções financeiras que você precisa e procura, inclusive, a concessão de crédito, enquanto uma financeira, tem foco apenas nisso: concessão de crédito.
Além disso, as cooperativas apresentam diversas outras vantagens, como:
Foco no desenvolvimento local;
Proximidade e relacionamento com a comunidade;
Responsabilidade social e preocupação em ensinar sobre educação financeira;
Atuação com base nos princípios cooperativistas, que colocam o dono do negócio como o seu foco principal;
Tomada de decisão conjunta, através de eleição de representantes por ponto de atendimento e assembleias.
Initial plugin text
FGCoop
Outro ponto muito importante quando se fala em cooperativismo de crédito, é o FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), responsável por garantir que os depósitos e os créditos, até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, sejam retornados aos associados em casos de intervenção ou liquidação extrajudicial.
No entanto, isso não exclui a segurança do sistema cooperativista como um todo, inclusive, os bancos tradicionais também possuem um Fundo Garantidor de Crédito, limitado ao mesmo valor.
Sobre o Sicoob Credicapital
O Sicoob Credicapital possui 28 agências nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Hoje, a instituição conta com mais de 60 mil cooperados, que possuem acesso a diversos serviços, linhas de crédito, além de contarem com atendimento personalizado e que prima por receber o cooperado de forma presencial, evitando interações apenas com atendimentos automáticos.