Caminhoneiros recebem auxílio após ficarem presos por nevasca na fronteira entre Chile e Argentina
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Motoristas aguardam liberação da Rota CH-27 com fornecimento de mantimentos, água e banheiros químicos. Caminhoneiros recebem auxílio após ficarem presos por nevasca
Os caminhoneiros brasileiros que estão presos na fronteira entre o Chile e a Argentina após uma forte nevasca começaram a receber apoio das autoridades locais. Assista acima.
O fornecimento de alimentos, água potável, banheiros químicos e banhos quentes começou na tarde de terça-feira (1º) e contempla os caminhoneiros que estão no início do bloqueio. Outras pessoas que ficaram no meio e fim da fila vinham sendo contempladas há mais tempo, devido à facilidade de acesso. Algumas chegaram a ir para abrigos.
✅ Siga o g1 PR no Instagram
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
“A gente colocava lona por cima [do caminhão] para proteger do frio à noite. Agora a prefeitura mandou água e banheiros químicos. Hoje vamos subir as montanhas para ajudar o caminhão de um companheiro que ficou lá em cima e tentar liberar a pista”, relata Gilberto Gouvea, caminhoneiro de Foz do Iguaçu (PR).
Desde sexta-feira (27), dezenas de motoristas, incluindo paranaenses, estão retidos na região de Paso de Jama, na Argentina, e São Pedro de Atacama, no Chile, após o bloqueio da Rota CH-27, que liga os dois países.
A estrada permanecerá interditada até, pelo menos, até a próxima segunda-feira (7), conforme comunicado das autoridades chilenas.
Caminhoneiros recebem assistência na fronteira entre Chile e Argentina
Arquivo pessoal
Assistência na Argentina
Na região de Paso de Jama, que fica a 4.200 metros de altitude, os caminhoneiros estavam no acostamento e tinham acesso apenas à aduana argentina. Agora, com a ajuda humanitária, a situação começa a se estabilizar, embora a espera continue.
“Saímos do acostamento e agora estamos em um pátio. Estão fornecendo comida, água, banheiro. Estamos bem por aqui, só esperando liberar a parte chilena. Enquanto isso, não podemos cruzar”, explica Aleandro Bianchini, caminhoneiro de Matelândia (PR).
Segundo ele, o tempo melhorou e o local está com o terceiro dia seguido de sol. Apesar disso, não há previsão de liberação da pista.
Leia também:
Rolândia: Motorista de ambulância para em acidente na rodovia e descobre que vítima é o pai
Ponta Grossa: Pai embriagado não consegue chegar em casa e é encontrado dormindo com filha de 1 ano no chão, em estrada rural
Entenda: Deputados aprovam lei que autoriza policiais e bombeiros militares da reserva a voltarem a atuar no Paraná
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.